A origem do setor informal
- Registro Informal
- 12 de abr. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 13 de jun. de 2018

Trabalho é um conceito histórico. Deriva-se do Latim "tripalium" que era o nome dado a um instrumento de tortura usado para oprimir escravos e presos. Ao longo da história o serviço deixou de ser visto apenas mediante esforço físico e houveram implementações de técnicas, conhecimento e ciência.
O trabalho existe a muito mais tempo do que podemos imaginar, mas veio tomar uma nova forma de ser executado de há alguns anos. Esse período é denominado como; a era Moderna e a Pós-moderna.
O Pós-modernismo vem para quebrar todas essas características de certo e errado que é ditada pelo modernismo, seja no meio da arte e de trabalho. Quando falamos do trabalho, estamos falando da mudança na hierarquia, onde a decisão deixa de ser do maior para o menor e começa a ser decidida em grupo, onde os profissionais executam multitarefas, existe a implantação da internet e sistemas que facilitam o trabalho, e não menos importante, as pessoas começam o espírito de empreender, e com isso vem o trabalho informal.
O setor não protegido incluí desde profissionais liberais até trabalhadores ambulantes.
Benefícios como vale transporte e refeição, plano de saúde e em alguns casos até odontológico, férias, licença maternidade, aposentadoria e auxílio desemprego, são fatores que diferem o trabalho registrado e oficializado pela CLT do emprego sem carteira assinada.
No ano de 2017 houve uma queda na procura pelo serviço formal de 1,9%. O âmbito não estruturado da economia superou pela primeira vez o emprego oficializado pela lei, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa superação do trabalho sem registro em carteira ocorreu pois foi visto como escape ao desemprego causado pela crise econômica.
Yorumlar